segunda-feira, 10 de março de 2014

Como eu uso, planto e armazeno a especiaria Chia



COMO EU PLANTO
O plantar e o cuidar do cultivo da chia é operação que exige um planejamento detalhado. Com muitos percalços que, aconselho você, minha amiga/amigo, deixar para os especialistas.
Algum conhecimento a respeito é importante.
As sementes da chia ( Salvia hispânica) germinam normalmente em 10 a 14 dias. Precisam de luz e é aconselhável que sejam colocadas na superfície sem enterrar.
A temperatura ideal para que se desenvolva deve ficar  entre 20 a 25 graus. O transplante pode ser efetuado quando a planta atingir entre 7 a10 cm.
A planta prefere solos leves e exige terrenos bem drenados, com a presença de muita luz.

COMO EU ARMAZENO

O armazenamento da chia não foge aos fundamentos básicos destinados a produtos que podem perder suas virtudes em contato com o ar, calor ou a luz.
Vejamos!
Depois de aberta, a semente da especiaria chia deve ficar em um pote de vidro, dentro da geladeira. Em forma de óleo, ela deve ser conservada na geladeira ou em algum local fresco, como o armário.
Também é importante comprar as sementes que venham em caixa ou material que proteja a chia da luz.
Deve ser manipulada em farmácias de manipulação preparadas para fornecer o produto com toda segurança e cuidado com a matéria prima, com embalagens adequadas para armazenamento.
A semente da chia nào deve ser triturada ou armazenada a luz em sacos transparentes. Porque as suas fibras solúveis estão concentradas na casca e quando triturada perde a sua função e a luz afeta suas propriedades.

COMO EU USO
Bem, amigos e amigas. Está na hora de provar a especiaria que é top em 2012, a chia. O prato é bem simples em sua confecção, mas o resultado deve surpreender. Bom apetite!

Aveia dormida com chia e amêndoas


Ingredientes:
½ cx de aveia em flocos
1 colher de sopa de chia
1 1/3 l de leite vegetal (amêndoas, soja, aveia…)
1-2 punhados de passas
1/3 cx de canela em pó
1 punhado de amêndoas cruas picadas (ou castanha do Pará, nozes…)
1 banana (opcional)
Preparo:
Misture os cinco primeiros ingredientes e deixe uma noite na geladeira (em um recipiente com tampa). Ao misturar a chia com a aveia e o líquido, espere 5 minutos, mexendo umas 3 ou 4 vezes, antes de colocar na geladeira. Assim a chia hidrata por igual e a textura fica uniforme, sem “aglomerações” (bolinhos de chia).
No dia seguinte esquente a aveia em fogo baixo. Talvez precise juntar um pouco mais de leite pra manter a consistência de pudim. Fora do fogo, junte as amêndoas e a banana picada (se estiver usando). Sirva imediatamente. Também pode ser servida frio. Rende uma porção.
Fonte da receita:  Papacapim
Especiaria: Chia
Mousse de Chia
Suco Alaranjado com Chia e a Especiaria Coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário