Este poderoso alimento funcional ajuda a emagrecer, retarda o envelhecimento, previne o câncer e muito, muito mais...
Se você costuma consumi-lo só no quentão ou na culinária japonesa, melhor rever os seus hábitos. Além de ajudar a emagrecer e prevenir o envelhecimento, ele evita o câncer. Que tal incluir essa planta no seu menu diário?
Ao contrário do que muitos imaginam, o gengibre não é uma raiz, mas sim um rizoma (um tubérculo como a batata) com caules retorcidos. Rico em propriedades medicinais, ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males. "O gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo", afirma a nutróloga Cristiane Coelho. Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. Essa planta de origem asiática também é antisséptica. Não à toa, é a estrela da culinária japonesa: "Ela é usada para neutralizar o paladar entre dois pratos", explica Cristiane.
-> Receita de vovó
Chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está gripado. "Combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório", diz a nutróloga. É por isso que quem usa a voz para trabalhar, como os professores, costuma consumir balas e xaropes de gengibre. Mas os poderes vão além: uma substância chamada cineol (usada em fórmulas fitoterápicas) facilita a digestão e dá fim às náuseas, pois ativa a produção da secreção gástrica.
-> Agente detox
Acrescente uma colher (chá) de gengibre ralado em suas refeições diárias e note o número do seu manequim diminuir! "Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura", garante Cristiane. Mais: como é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas. "Para potencializar o efeito desintoxicante, consuma com alho e cebola."
-> Use com moderação
O consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. "Consulte sempre o seu médico, mesmo que não haja estudos conclusivos sobre o mal que sua acidez pode causar", avisa a especialista.
O melhor sempre, antes de usar, mesmo no caso de produtos naturais, é buscar uma prescrição médica ou de nutricionista, para receber as dosagens ideais que não lhe tragam efeitos colaterais. Cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo produto em quantidades iguais.
-> Do bom e do melhor
Na hora da compra, escolha um gengibre com a pele lisinha - assim você tem a certeza de que ele não está fibroso. Descarte os pedaços enrugados, sem cor e com as pontas mofadas: quando começam a envelhecer, ficam com o gosto mais forte e ardido. Guardado na parte de baixo da geladeira, dentro de um saquinho de papel (como o de pão), o gengibre permanece fresco por várias semanas.
-> Gengibre para ajudar a perder a barriga
Descubra como o gengibre ajuda a queimar as gorduras abdominais e conheça os benefícios que ele proporciona à saúde.
-> Emagrecedor natural
O gengibre é responsável por acelerar o metabolismo por ter um efeito termogênico. "Contém óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e otimizam a queima calórica", afirma a nutricionista Roseli Rossi.
-> Turbine a perda de peso
- Chá: Tome três xícaras ao dia, uma pela manhã, outra à tarde e uma à noite.
- Pó: Divida 2 g do pó em três partes. Dilua cada uma em água. Tome antes das refeições.
- Tintura 10% (precisa de receita médica): Beba de 15 a 30 gotas três vezes ao dia, antes das principais refeições.
-> Duas receitas de chá emagrecedores
1. Chá com camomila (receita da nutricionista Ioná Zalchman). Use: 1 colher (chá) de gengibre ralado, 1 colher (sobremesa) de camomila e 200 ml de água fervida. Despeje o gengibre e a camomila na água e tampe por alguns minutos. Coe e tome quente.
2. Chá tradicional (receita da nutricionista Roseli Rossi). Use: 1 colher (chá) de gengibre ralado e 1 xícara (chá) de água. Despeje o gengibre na água e ferva por cinco minutos. Coe e tome morno. Se quiser, pode mastigar os pedacinhos da erva.
-> Contribuições para a saúde
Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica
O gengibre combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Dor de garganta? Tome o chá da erva três vezes ao dia.
Turbina o sistema imunológico - "Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, prevenindo gripes e resfriados", explica o nutrólogo Andrea Bottoni.
Evita rugas precoces - Segundo a nutricionista Ioná Zalchman, a mesma ação antioxidante que melhora o sistema imunológico também previne o envelhecimento precoce da pele.
Afrodisíaco - Ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea. Isso facilita a ereção dos homens e intensifica a sensibilidade no clitóris das mulheres.
Previne o câncer - Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre pode inibir o avanço do câncer de cólon.
Melhora a náusea - Os óleos essencias da planta podem aliviar o enjoo decorrente da quimioterapia e o mal-estar de quem fica nauseado ao viajar. "Mastigue até 1 colher (café) de gengibre ralado para melhorar o problema", aconselha Roseli.
(principal fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/potente-gengibre-ele-ajuda-emagrecer-retarda-envelhecimento-previne-cancer-695119.shtml)
Nenhum comentário:
Postar um comentário