MSN
O café pode ajudar a diminuir o risco de câncer em mulheres
Mais uma boa notícia para os fãs de café: uma nova e ampla pesquisa descobriu que mulheres que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm menos risco de desenvolverem câncer endometrial.
O câncer de endométrio é o câncer uterino mais comum. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 46 mil novos casos e 8 mil mortes são causados por ano pela doença.
Os pesquisadores acompanharam 67.470 mulheres com idade entre 34 e 59 anos de 1980 a 2006. As mulheres registravam detalhes de sua alimentação, estilo de vida e histórico médico. O estudo foi publicado na Internet em 22 de novembro, pelo periódico Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention ("Epidemiologia, Biomarcadores e Prevenção do Câncer", em tradução literal").
Após controlar dezenas de outros fatores, os cientistas descobriram que, em comparação com as mulheres que bebiam menos de uma xícara de café por dia, aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras tinham um risco 25 por cento menor de desenvolver câncer endometrial. Nem cafés descafeinados nem chás demonstraram ter relação com reduções de risco, e os autores não chegaram a conclusões sobre se a cafeína ou algum outro ingrediente do café provoca tal efeito.
A autora principal da pesquisa, Youjin Je, aluna de doutorado da Escola de Saúde Pública de Harvard, afirmou que, para mulheres saudáveis que não estão grávidas, beber quatro xícaras de café por dia não tem efeitos negativos, até onde se sabe.
Porém, segundo ela, "adicionar uma quantidade considerável de açúcar, creme ou leite ao café pode impedir que haja esses possíveis benefícios".